Menu



QUEM SOMOS ? 

SALVE SINTONIA é um coletivo formado por jornalistas, produtores e radialistas que há anos atuam na área cultural e que uniram forças para criar um novo espaço de difusão de conteúdo, bem como de aproximação com diversos segmentos culturais. Certos de que há uma demanda por um espaço midiático e democrático, que coloque a cena artística em primeiro lugar, e feito por profissionais que amam e conhecem esse universo, criamos uma plataforma que agrega o site do coletivo e sua rádio web, com programas já consagrados no rádio gaúcho e novidades em uma grade que veicula ao longo das 24 horas do dia o melhor da música produzida no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo, feita pra quem curte tanto clássicos quanto novidades. 

Salve Sintonia retoma a produção do 'Cantos do Sul da Terra', com Demétrio Xavier, do 'Sessão Jazz', com Paulo Moreira, do 'Companhia Magnética', com Zé Fernando, e do 'Ficha Técnica', com Márcio Gobatto. Esses programas, que acabaram e deixaram seus ouvintes órfãos e os artistas sem esses espaços de divulgação, foram criados e produzidos pelos mesmos profissionais na FM Cultura. Também estão sendo criadas novas atrações, como o 'De Banda', voltado apenas a artistas do estado, Rock on, 'Musicatessen', 'Sintonia Clássica' e Sintonia Nativa, que serão agregados à programação ao longo do tempo.

O site terá espaço ainda para agenda cultural, opinião, reportagens especiais e informações sobre cinema, música, literatura, teatro e as mais diversas manifestações artísticas.

O lançamento do coletivo ocorrerá no próximo dia 2 de dezembro, a partir das 18h, com um show no London Pub. Entre os artistas convidados para apresentação estão Ian Ramil, Gelson Oliveira, Leandro Maia, Maíra Baumgarten, Nino, Simone Rasslan e Tonho Crocco.
EQUIPE:

DEMÉTRIO XAVIER - produtor e apresentador
Demétrio Xavier é músico e radialista por vocação. Especializado na música crioula do Uruguai e da Argentina, atua no Rio Grande do Sul e nos dois países do prata. Com sua pesquisa sobre a obra do argentino Atahualpa Yupanqui traduziu e gravou em versão bilíngue, seu poema maior, “O Pajador Perseguido”. Foi vencedor da Califórnia da Canção Nativa, com uma poesia musicada por Marco Aurélio Vasconcellos, “A Sanga do Pedro Lira”. Na FM Cultura criou o programa Cantos do Sul da Terra, dedicado à música e à literatura do sul do continente, projeto retomado pelo coletivo Salve Sintonia.

EDUARDO DABLE OSÓRIO - repórter e apresentador
Eduardo Osorio é natural de Sant'Ana do Livramento, tem 28 anos e desde 2013 é Jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É apaixonado por música e pelas variadas formas de expressões artísticas e culturais. Repórter concursado da Rádio FM Cultura e TVE, realizou coberturas da Feira do Livro de Porto Alegre, Festival de Cinema de Gramado, Festa Nacional da Música, entre outros eventos culturais. Em 2018, criou o canal Musicatessen no YouTube com vídeos e entrevistas sobre álbuns de variados gêneros e diferentes nacionalidades.

MÁRCIO GOBATTO - produtor, programador e apresentador
Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS, atua na área de produção cultural desde 1993, produzindo shows e tendo feito a produção executiva de mais de 60 CDs de artistas independentes gaúchos. Em 2010, recebeu o Troféu Açorianos de Música como Melhor Produtor Executivo. Em 2011, foi novamente indicado, na premiação mais importante da música gaúcha, e em 2012, recebeu a Comenda Lobo da Costa, oferecida pela Sociedade Partenon Literário, por sua atuação em prol da cultura gaúcha. Entre 2012 e 2018, trabalhou como Produtor Executivo na rádio FM Cultura 107.7, a antiga rádio pública dos gaúchos. Integrou a equipe que ministrou as oficinas de Arte e Cultura do Projeto Juventude Cidadã, em S.Leopoldo/RS, em 2006, trabalhando com jovens de 16 e 24 anos. Em 2018, ministrou a disciplina de Produção Executiva no Curso Técnico para Formação de Radialistas na OSCIP Landell de Moura.

PAULO MOREIRA - produtor e apresentador
O jornalista e radialista PAULO MOREIRA tem 36 anos de profissão. Já trabalhou em todos os tipos de veículos e já fez tudo quase tudo que podia no jornalismo. Trabalhou durante 10 anos na Rádio Gaúcha, onde produziu os programas “Campo & Lavoura” e “Gaúcha Entrevista”, este comandado por Ruy Carlos Ostermann. Foi produtor de um dos maiores sucessos do rádio gaúcho, o “Programa X”, na Rádio Atlântida, em 1995/96. Foi crítico e música e repórter de variedades no Correio do Povo entre 1997 e 1999. Deste ano até 2018, trabalhou na FM Cultura, onde foi programador musical, repórter, apresentador, redator, produtor e até mesmo operou programas. Neste período, criou, produziu e apresentou um dos maiores sucessos da grade da emissora: o SESSÃO JAZZ. Foi apresentador em três edições do POA JAZZ FESTIVAL, recebendo a homenagem do evento em sua segunda edição. Recebeu em 2010 o Prêmio Joaquim Felizardo, dado pela Prefeitura de Porto Alegre, pelo seu trabalho no SESSÃO JAZZ. Atualmente é Coordenador de Música da Secretaria Municipal da Cultura. 

ZÉ FERNANDO CARDOSO - produtor, programador e apresentador
Zé Fernando Cardoso é jornalista, formado pela Unisinos em 1999, tem especialização em Produção e Revisão Textual pela UniRitter (2016), é radialista desde sempre e é dependente irrecuperável de música, filmes e livros. Na UNISINOS FM (103.3), entre 1995 e 2004, começou trabalhando na programação, passou a locutor e produtor de programas – ‘Lado Um’ (que tocava um disco na íntegra de importantes artistas do cenário local, nacional e internacional), ‘Blá Blá Blá’ (debates musicais), ‘Moviola’ (cinema), ‘Recreio’ (debates e entrevistas), ‘Freak Show’ (programa de sua criação, de rock e pop alternativos) e ‘Super Bacana’ (apresentação, contextualizada, de um álbum clássico do rock, da MPB ou do pop). Na FM CULTURA (107,7), fez a programação musical da emissora de fevereiro de 2002 a julho de 2018. Além de reportagens e entrevistas, também foi apresentador do ‘Cultura Na Mesa’ (programa jornalístico), do ‘Companhia Magnética’ (rock e pop alternativos, espécie de continuação do ‘Freak Show’, também de sua criação) e, esporadicamente, do ‘Conversa de Botequim’ (MPB). 


Colaboradores:
Felipe Prestes
Fernanda Bastos
Patrícia Flesch 
José Bittencourt

.

Clique aqui para editar.

Tenha também o seu site. É grátis!